segunda-feira, 17 de março de 2014

Ovos Pokémon

Ovos Pokémon

O ovo Pokémon é o objeto que guarda o Pokémon durante suas primeiras fases de desenvolvimento. Quando este processo estiver completo o Pokémon irá nascer. Em geral, as cascas dos ovos remetem a aparência do Pokémon que está contido em seu interior, exceto nos games, provavelmente para economizar espaço.

Os ovos Pokémon são obtidos através do cruzamento de dois Pokémon de grupos de cruzamento e gêneros diferentes, o ovo conterá a forma mais primária da linha evolucionária de sua mãe. De acordo com uma garota em Solaceon, onde existe um Day care, ninguém nunca viu um ovo de Pokémon surgir, e é desconhecido de que forma eles aparecem. Nenhuma explicação alternativa para esta criação surgiu, provavelmente para adequar o conteúdo dos jogos para os públicos de todas as idades.

Alguns Pokémon, conhecidos como Pokémon Bebês, são encontrados somente por ovos dados de suas formas evolutivas mais avançadas. Ao contrário dos outros Pokémon, os pokémon bebês não podem se reproduzir, para isso ele tem de evoluir para um estágio avançado para continuar este ciclo. A maioria dos Pokémon lendários não pode se reproduzir, no entanto, existe uma exceção. Manaphy e Phione (cujo estado de lendário é discutido) podem produzir ovos a partir de Dittos. Os Pokémon clones, criados por Mewtwo, não nascem de ovos. Além disso, eles podem ser bebês em um último estado evolutivo, por exemplo, já foi visto uma Nidoqueen bebê.

Nos Jogos da Série Principal
Os ovos Pokémon aparecem nos jogos desde quando a reprodução foi introduzida, na segunda geração, onde tiveram um papel importante. Eles também apareceram nos Spin-offs, mas não vamos tratar deles nesta matéria.

Mecânicas
Apesar de terem sido introduzidos na segunda geração, o período restante para o ovo chocar é determinado pelo número de passos do jogador quando o ovo está em sua ''mão''.

Ovos utilizam a mesma atribuição de memória do Pokémon, tornando assim suas estruturas muito semelhantes. Os ciclos que restam para o ovo chocar são medidos da mesma maneira que a amizade entre treinador e Pokémon, mas ao contrário. Mas de que maneira eles são iguais e contrários? Simples, a cada ciclo do ovo, equivalente à 255 passos, o seu valor diminui, já com os valores de amizade, a cada 255 passos eles aumentam. O número de passos para o ovo chocar varia para cada Pokémon, quando o contador de ciclos chega a zero, o Pokémon nasce.

O número de ciclos restantes do ovo é determinado pelas mensagens que aparecem em seus status. Quando restam mais de 10 ciclos, é mostrada a mensagem ''Wonder what's inside? It needs more time, though." - "Imagine o que está aqui dentro? Porém, ele precisa de mais tempo''. Quando o ovo tem menos de 10 ciclos e mais de 5 a mensagem mostrada é ''It moves around inside sometimes. It must be close to hatching'' - ''Ele se move em torno do ovo às vezes. Deve estar perto de chocar''. E quando faltam menos de 5 ciclos a mensagem mostrada é ''It's making sounds inside! It's going to hatch soon!" - ''Ele já está fazendo sons lá dentro. Irá chocar logo''.

Na Segunda Geração
A segunda geração introduziu a criação e eclosão do ovo que permanece sem muitas alterações até os dias atuais. O primeiro ovo obtido pelo jogador é um item chave, dado ao jogador pelo Mr. Pokémon em Pokémon Gold, Silver e Crystal. O Ovo misterioso deve ser entregue ao Professor Elm, que depois de estudá-lo irá dar ao jogador no centro Pokémon da cidade Violet.

Os estudos de Elm concluíram que se o ovo for levado com um treinador que tenha outros Pokémon em sua mão, ele irá chocar. Isto é demonstrado pelo fato de pouco depois o ovo misterioso chocar em um Togepi.

Uma vez que o jogador entra no Day care da rota 34, as mecânicas de reprodução do jogo são realmente introduzidas. Embora não revelados nos jogos (Exceto por Pokémon Stadium 2 e na Pokedex 3D), os Pokémon pertencem a um ou dois grupos de cruzamento diferentes totalizando quinze, e aqueles Pokémon que são do mesmo grupo e de sexos diferentes podem procriar, sendo que sempre nascerá a espécie fêmea. Os Pokémon sem gênero só podem cruzar com Ditto, assim como todos os outros, e aqueles do grupo de cruzamento Undiscovered não podem se reproduzir.
Os Pokémon que nascem do ovo virão no level 5 juntamente com os golpes que sua espécie aprende neste level. Qualquer HM ou TM que o pai sabe e qualquer outro Egg Move será passado para o filhote.

Estes são os únicos jogos no qual a tela de status do ovo difere consideravelmente da tela dos Pokémon, já que nos jogos da terceira geração eles usam a mesma tela de status de todos os Pokémon e na quarta e quinta são apenas pequenas diferenças.

Ovos Ganhos:

* Mystery Egg: Recebido de Elm no centro Pokémon de Azalea, nascerá um Togepi (disponível em todas os jogos);
* Odd Egg: Recebido do homem do Day care, irá chocar em Pichu, Cleffa, Igglybuff, Tyrogue, Smoochum, Elekid, ou Magby que saberá Dizzy Punch, e terá 50% de chances de ser Shiny, nas versões internacionais. Nas versões japonesas é ganho do homem do Day care após trocar com ele o Egg Ticket no centro de comunicações internacionais, tem 50% de vir Shiny (disponível em Crystal).

Na Terceira Geração
A terceira geração manteve grande parte do sistema antigo, com apenas uma mudança importante. Se algum dos Pokémon que for procriar estiver segurando determinado item chamado Incenso, o seu ovo nascerá em condições diferentes. Também foram introduzidos dois novos Pokémon bebês. Estes incensos são exclusivos para as linhas evolutivas de Wobbuffet e Marill, quando eles forem procriar e estiverem segurando estes itens, seus ovos nascerão nas suas formas bebês. Presumivelmente, estes itens tornaram a reprodução consistente: nas gerações anteriores, como não haviam estes itens, os Pokémon nasciam em suas formas evoluídas.

Todas as outras mecânicas presentes na segunda se manteram as mesmas, inclusive o sistema de eclosão dos ovos. Os grupos de cruzamento agora tem mais membros, embora tenham se mantido iguais em relação aos números de grupos existentes. Em Pokémon Emerald novas mecânicas foram introduzidas. A possibilidade da mãe passar a sua natureza para o ovo se estiver segurando uma Everstone e um Pokémon com a habilidade Magma Armor ou Flame Body fazer o ovo chocar mais rápido. Nesta geração também fora introduzido a mecânica das bicicletas, isto é, com bicicletas como a Mach Bike, duas vezes mais rápidas que as normais a contagem de ciclos cairá e consequentemente o ovo chocará mais rapidamente.

Ovos Ganhos:
* Wynaut: Ganho de um casal de idosos na cidade Lavaridge (disponível em Ruby, Sapphire e Emerald);
* Togepi: Ganho de um velho no Labirinto aquático nas Ilhas Sevii (disponível em FireRed e LeafGreen).

Na Quarta Geração
A quarta geração expandiu os mecanismos introduzidos em Emerald, tornando os mesmos padrões da série. Nesta geração, os incensos passaram a ser usados em mais Pokémon para eles poderem nascer na sua forma bebê. Uma novidade é que agora ambos os pais podem passar a nature para o filhote, basta estar segurando a Everstone. Além disso, os bebês passaram a nascer no level 1, para ter mais consistência com as rotas iniciais do jogo. Isto teria sido possível na terceira geração bem como na segunda, mas devido a um Glitch (falha) na programação, o level 1 era considerado ''Médio Lento'', ou seja, ao subir de level os Pokémon ficariam automaticamente no level 100. Uma mudança na mecânica da terceira geração fez com que cada ciclo viesse a ser o equivalente a 255 passos, ao invés de 256. Também pode ser adquirido um ovo de Manaphy dos jogos Pokémon Ranger, ele virá com seu sprite diferenciado dos outros, igual ao ovo que May consegue no 9° filme. Outra mecânica introduzida nesta geração foi o chamado método Masuda. Este método, programado por Junichi Masuda, consiste em cruzar Pokémon compatíveis um com outro mas de países diferentes. Fazendo isso, as chances de eclodir um Shiny é reduzida para 1 em 2048 e de 1 para 1366 em BW. A partir de HeartGold e SoulSilver fora introduzida também a possibilidade de se passar as IVs em diante, usando os Power Itens, já usados para se passar as EVs para o filhote.

Ovos também podem ser transferidos de My Pokémon Ranch, mas só chocarão se permanecerem no jogo. Quando 999 Pokémon estão presentes em My Pokémon Ranch, o rancho vai se expandir e atingir o level 25, e quando feito isso mostre para Hayley e ela lhe oferecerá um Mew em troca de um ovo.

Em Diamond e Pearl os ovos podem ganhar um tratamento de Spa no prédio do Sindicato das Fitas. Isto fará com que o Pokémon já tenha vínculos amistosos formados no momento de chocar. No entanto, os ovos não ganham massagens, e ao tentar, a moça que faz massagens dirá ''That's silly! I'd break that Egg if I tried to massage it!" ''Isso é besteira! Eu quebraria o ovo se tentasse massageá-lo''

Ovos Ganhos:

* Happiny: De um Hiker em Hearthome (disponível em Diamond e Pearl);
* Riolu: De Riley na Ilha Iron (disponível em Diamond, Peal e Platinum);
* Manaphy: De Pokémon Ranger, Pokémon Ranger: Shadows of Almia e Pokémon Ranger: Guardian Signs (disponível em todos da série principal desta geração);
* Togepi: Inicialmente um item chave recebido de Mr. Pokémon, mais tarde, Prof. Elm dá ao jogador (disponível em HeartGold e SoulSilver);
* Mareep: Ganho de Primo, após entrar com a frase secreta (disponível em HeartGold e SoulSilver);
* Wooper: Ganho de Primo, após entrar com a frase secreta (disponível em HeartGold e SoulSilver);
* Slugma: Ganho de Primo, após entrar com a frase secreta (disponível em HeartGold e SoulSilver);
* Giratina, Dialga ou Palkia: Você tem a chance de escolher entre um dos três. Ganho de Arceus nas ruínas Sinjoh (disponível em HeartGold e SoulSilver).

Na Quinta Geração
Com base nas mecânicas de HeartGold e SoulSilver, a quinta geração traz a possibilidade de uma fêmea, se tiver a Hidden Hability, passar para o seu filhote, a menos que o pai seja um Ditto. Nenhum novo Pokémon bebê foi introduzido nesta geração. O ovo de Manaphy é encontrado na codificação do jogo, sugerindo que ele será usado em um evento futuro. A partir de BW2, novas mecânicas foram introduzidas. As natures terão 100% de chances de serem passadas se o pai ou mãe estiver segurando a Everstone e 50% se ambos os membros do casal estiverem equipados com ela. As mecânicas de habilidades também foram alteradas; a partir de agora, se a mãe tiver a primeira habilidade da espécie esta terá cerca de 80% de chances de ser passada adiante, enquanto a segunda terá 20%, ou inverso também se aplica. E não foi só isso, BW introduziu a nós os Pass Powers, que diminuiam o período do ovo chocar e agora BW2 diminuiu isto ainda mais! Se você estiver com sua Join Avenue no level 15 e tiver derrotado a Elite dos 4, algumas pessoas abriram enfermarias. Nestas enfermarias são vendidas as incubadoras de leveis 1 a 5. Só pode-se comprar uma incubadora por dia mas isto e compensado pela super diminuição dos ciclos. Se o ovo tiver já com os ciclos passados, ele irá chocar assim que você sair da loja. Vejamos os níveis de incubação e o que eles diminuem:

- Incubadora nível 1: Diminui 5% do tempo de eclosão;
- Incubadora nível 2: Diminui 30% do tempo de eclosão;
- Incubadora nível 3: Tira 5127 passos do processo de eclosão;
- Incubadora nível 4: Tira 7680 passos do processo de eclosão;
- Incubadora nível 5: Tira 10240 passos do processo de eclosão.

Ovos Ganhos:
* Larvesta: Ganho de uma guarda Pokémon numa casa na rota 18 (disponível em Black e White);
* Happiny: Ganho na entrada de Nacrene (disponível em Black 2 e White 2).
Egg Moves

Os Egg Moves são movimentos que o filhote já sabe assim que nasce. São herdados do pai, e geralmente o filhote não os aprende subindo de level, entretanto, se ambos os pais souberem um movimento que o filhote aprende subindo de level, ele já nascerá com este movimento, sem a necessidade de aprender mais tarde. Um exemplo de Pokémon com Egg Moves é um Tyrogue com Vacuum Wave. Podem ser passados até 3 egg moves, e ainda existem as cadeias de reprodução.


No anime

No anime, os ovos apareceram antes do que nos jogos, ainda na primeira geração, durante o fim do episódio "Ataque dos Pokémon Pré-históricos", um ano antes de Pokémon Snap. O ovo ficou aos cuidados de Brock, mas quando chocou Misty tomou conta do Pokémon pois ela foi a primeira pessoa que Togepi viu.

Mais tarde, os ovos passaram a ser mantidos em pequenas encubadoras, com uma Poké-bola do Pokémon para quando o ovo rachar. Togepi foi o único Pokémon cujo ovo rachou como acontece no mundo real, os outros ovos, pouco antes de eclodirem, começavam a piscar e então brilhar até o ovo se transformar no Pokémon ali contido.

No episódio Quem é esse Unown? é revelado que o Pokémon pode ver o mundo mesmo de dentro do ovo. Mais do que isso, foi visto que os Pokémon podem interagir com o mundo exterior mesmo de dentro dos ovos: Manaphy usou a Troca de Coração na equipe Rocket antes mesmo de chocar (pode ter sido ele que fez May ter um sonho com Samiya, o Templo dos Mares).


Espero que tenham Gostado!
Por favor Comentem!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário